13164 - II Simpósio IBDFAM/Campinas e ESA/Ccampinas “Práticas para Efetividade Jurisdicional do Direito das Famílias e das Sucessões”
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Diurno – 08h00 às 18h00 (sexta-feiras)
Data de início: 20/03/2026
Data de término: 20/03/2026

MODALIDADE PRESENCIAL
Dia: 20/03/2026 (sexta-feiras) - 08h00 Às 18h00
Investimento: R$ 175,00 a vista ou parcelado no Cartão de Credito
(JOVEM ADVOGADO E ESTUDANTES DE DIREITO - DESCONTO 20%)
Link para solicitação de cupom de desconto jovem advogado:
https://esaoabsp.bitrix24.site/crm_form_qcybw/
Obs. Se faz necessario envio de documento comprobatório atravez do link, para analise.
1. Para efeitos de desconto de Jovem Advogado(a) considera-se aquele que tenha até 5 (cinco) anos de inscrição definitiva na OAB/SP, na data de início do curso escolhido.
2. Para efeitos de desconto de Estudante de Direito considera-se aquele que se encontra matriculado (cursando).
3. O desconto será efetuado nos cursos de extensão, nas modalidades presencial e online, desde que tenha na propaganda a indicação JOVEM ADVOCACIA.
Vagas Limitadas
Data Encerramento das Inscrições: 17/03/2026
ou até o preenchimento das vagas.
Objetivos da Disciplina: O simpósio a ser realizado pelo IBDFAM/Campinas em parceria com a ESA/Campinas tem o objetivo de proporcionar uma visão prática e atual aos advogados e advogadas atuantes no direito de família e sucessões da região, com discussão de casos práticos, jurisprudência contemporânea, abordando as novas tendências da legislação civil sobre o assunto, com profissionais que são referência em suas áreas e que podem proporcionar esse debate tão enriquecedor.
Ementa: Contratos patrimoniais no casamento e na união estável.Principais aspectos no momento da elaboração de um contrato de coparentalidade. O inventariante judicial na pratica. Colação no inventário: justiça distributiva ou frustração da vontade do falecido?
Como realizar o pedido de aplicação do protocolo de gênero na pratica. Alimentos pelo trabalho invisível da mulher: como transformar cuidado não remunerado em pretensão jurídica indenizável. Medidas executivas atípicas na execução de alimentos. Fraude Processual: A teoria da aparência e os efeitos associados no abandono material dos filhos.
Certificação: Necessária presença, cujo responsabilidade do aluno (a) o registro de presença, no Credenciamento.
Conteúdo Programático
Credenciamento e Coffee de Recepção: 08h00
Abertura Diretoria + OAB + ESA*: 08h30
PAINEL 1
Prof. Fernanda Tartuce
Tema: Contratos patrimoniais no casamento e na união estável
PAINEL 2
Prof. Guiherme Giroto
Tema: Principais aspectos no momento da elaboração de um contrato de coparentalidade
|
Intervalo Coffee - 20 minutos |
PAINEL 3
Prof. Eduardo Walmory Sanches
Tema: O inventariante judicial na pratica
PAINEL 4
Prof. Rodrigo Mazzei
Tema: Colação no inventário: justiça distributiva ou frustração da vontade do falecido?
|
Horário de Almoço – 1h30min |
PAINEL 5
Prof. Ana Paula de Oliveira Antunes
Tema: Como realizar o pedido de aplicação do protocolo de gênero na pratica
PAINEL 6
Prof. Daniela Mucilo
Tema: Alimentos pelo trabalho invisível da mulher: como transformar cuidado não remunerado em pretensão jurídica indenizável
|
Intervalo Coffee - 20 minutos |
PAINEL 7
Prof. Renato Montans
Tema: Medidas executivas atípicas na execução de alimentos
PAINEL 8
Prof. Rolf Madaleno
Tema: Fraude Processual: A teoria da aparência e os efeitos associados no abandono material dos filhos
Bibliografia Básica:
TARTUCE, Fernanda ; VERBICARO, R. N. ; STRAKE, A. R. F. R. . Empresas Familiares, Sociedades Limitadas e Impacto Econômico Positivo da Mediação Empresarial Familiar. REVISTA NACIONAL DE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES , v. 52, p. 53-77, 2023.
GIROTTO, G. A.; PAIANO, D. B. ; ESPOLADOR, R. C. R. T. . A coparentalidade sob a ótica do planejamento familiar contemporâneo. REVISTA DIREITO EM MOVIMENTO, v. 23, p. 1-20, 2025.
MAZZEI, Rodrigo. Comentários ao Código de Processo Civil: Do Inventário da da partilha. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2023. v. 1. 400p
Expositores(as):
ANA PAULA DE ANTUNES OLIVEIRA - advogada especializada em Processo civil e Direito das famílias e sucessões. Professora de cursos de pós graduação. Presidente da Comissão de Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do IBDFAM e Presidente do IBDFAM/SC.
DANIELA MUCILO - Advogada especialista em direito de família e sucessões, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di de Camerino; professora para cursos de pós graduação e coordenadora acadêmica na Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões na Faculdade Damasio. Vice-Presidente da Comissão especial de Direito de Família da OAB/SP.
EDUARDO WALMORY SANCHES - Juiz de direito do Estado de Goiás desde 1999; Juiz de direito Titular da 1ª Vara de Sucessões em Goiânia; Pós-graduado em interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.
AUTOR DOS LIVROS: A ilegalidade da prova obtida no inquérito civil em desrespeito ao princípio do contraditório. Editora: Forense - A responsabilidade civil do personal trainer e da academia de ginástica. Editora: Juarez de Oliveira - Autor da proposta de criação do Inventariante Judicial Profissional ARTIGOS JURIDICOS - DIREITO SUCESSÓRIO: - A importância da profissionalização do Inventariante Judicial -IBDFAM - Holding familiar à brasileira - Portal Migalhas - Valuation de cotas sociais inventariadas - Portal Migalhas - Perspectiva de gênero nos inventários judiciais - Portal Migalhas - A aplicação prática do Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero no direito sucessório e nos inventários judiciais - IBDFAM - Competência - Conflitos entre juízos universais- Portal Migalhas
FERNANDA TARTUCE - Doutora e Mestra em Direito Processual pela USP. Professora no Programa de Mestrado e coordenadora em cursos de especialização na Escola Paulista de Direito. Presidenta da Comissão de Processo Civil do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCont) Vice-presidente da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Vice presidente do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO). Membra
GUILHERME GIROTTO - Doutorando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em direito negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de Direito Civil (Mackenzie - Campinas) e Advogado.
RENATO MONTANS - Especialista e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo em Direito Processual Civil. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie na cadeira de Direito Processual Civil. Professor coordenador de Pós-graduação em Direito Processual Civil na Faculdade ATAME, LEGALE e EBRADI. Professor de Direito Processual Civil na Escola Superior da Advocacia e Escola Paulista de Direito. Autor de diversas obras jurídicas dentre elas o Manual de Direito Processual Civil, editora Saraiva, 11ª edição, 2026. Advogado e sócio do MONTANS E NACLE ADVOGADOS e consultor.
RODRIGO MAZZEI - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1990), mestrado em Direito Civil pela PUC-SP (2007), doutorado em Direito Processual Civil pela FADISP (2012) e pós-doutorado pela UFES (2014).Professor da UFES (graduação e PPGDir) e da FUCAPE Business School. Líder do Núcleo de Estudos em Processo e Tratamento de Conflitos (NEAPI), núcleo vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e cadastrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq no endereço http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7007047907532311#identificacao . O grupo é membro fundador da ProcNet Rede Internacional de Pesquisa sobre Justiça Civil e Processo Contemporâneo (<http://laprocon.ufes.br/rede-de-pesquisa>). Os estudos mais recentes possuem ênfase nas relações entre Direito Material e Direito Processual, com pesquisas em desenvolvimento sobre os seguintes temas: regras heterotópicas e bifrontes [com aplicação (processual) de dispositivos do Código Civil e análise de dispositivos de direito material inseridas no Código de Processo Civil], reformas legislativas (em especial o CPC de 2015), procedimentos especiais, direito das coisas (aspectos materiais e processuais), direito das sucessões (aspectos materiais e processuais), direito das famílias (aspectos materiais e processuais), relação codificação x leis especiais/extravagantes, relação direito infraconstitucional x Constituição Federal de 1988, direito obrigacional/contratual em dinâmica e reconfiguração de institutos jurídicos clássicos. Pesquisas e trabalhos aplicados no tratamento adequado dos conflitos, com foco especial na mediação e arbitragem. Membro do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual) e do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). Membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro do Direito de Familia). Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Contratual -ES (IBDCONT). Ex-Diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA-ES), no período de 2013-2018. Coordenador para a temática de Direito das Sucessões da Escola Superior de Advocacia Nacional (OAB Nacional), triênio 2022/2025.
ROLF MADALENO - Mestre em Direito e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Advogado especialista em Direito de Familia e Sucessões, Professor de Direito de Familia e Sucessões da Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul, Diretor Nacional do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Familia), Ex-Vice-Presidente do IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul), Ex-Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE), Ex-Tesoureiro da OAB/RS, Conselheiro Secional da OAB/RS, triênio 2007-2009.
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.